top of page

Tecnologias de Computação em Nuvem

A computação em nuvem envolve um grande leque de conceitos e tecnologias. Grandes grupos e empresas como a Microsoft, a Google e a Amazon têm vido a disponibilizar serviços computacionais na âmbito da arquitectura de computação em nuvem, sendo a Amazon a primeira a disponibilizar e comercializar uma infraestrutura deste tipo.

O MapReduce/Hadoop consiste num paradigma de programação implementado em C++ com interfaces para Java e Python desenvolvido pela Google, este tem como objetivo o processamento de grandes volumes de dados onde o utilizador final especifica a sua aplicação através da sequência de operações MapReduce.

 As tarefas de paralelismo, tolerância a falhas, distribuição de dados e balanceamento da carga são da responsabilidade do sistema MapReduce, simplificando-se assim o processo de desenvolvimento de aplicações.

A AWS é um ambiente de computação em nuvem caracterizado pela sua escalabilidade, disponibilidade, elasticidade e desempenho para as aplicações nele executadas.O AWS disponibiliza uma infraestrutura completa para computação em vários níveis de processamento, desde execuções simples até tarefas e processos que requeiram elevado desempenho, sendo capaz de gerir os seus recursos de forma eficiente.

O AWS é composto essencialmente pelos seguintes sistemas com funções específicas:

  • Elastic Compute Cloud (EC2) – Execução.

  • Simple Storage Service (S3), SimpleDB e Relational Database Service (RDS) -  Armazenamento.

  • Simple Queue Service (SQS) e Elastic MapReduce – Programação.

  • Cloudfront - Monitorização.

O projecto Eucalyptus é uma infraestrutura open source que fornece uma interface compatível com o Amazon EC2, S3 e EBS, permitindo aos utilizadores a criação das suas próprias infraestruturas de computação em nuvem.

O Eucalyptus tem como objetivo auxiliar na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para computação em nuvem e possui as seguintes características: interface compatível com o EC2, instalação e implementação simples usando ferramentas de gestão de clusters, apresenta um conjunto de políticas de alocação extensíveis de nuvem e sobreposição de funcionalidades que não requerem nenhuma modificação em ambiente Linux, ferramentas para administrar e auxiliar a gestão do sistema e dos utilizadores, bem como a capacidade de configurar vários clusters, cada um com endereços privados de rede interna numa única nuvem.

 

O Microsoft Azure é uma plataforma para a implementação de computação em nuvem que oferece um conjunto específico de serviços para programadores de software.

Esta plataforma pode ser usada por aplicações em execução em nuvem ou fora desta. A plataforma Azure é formada pelo sistema operacional Windows Azure e um conjunto deserviços: Live Services, .NET Services, SQL Services, SharePoint Services e Dynamics CRM Services.

Google App Engine é uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações Web escaláveis executadas na infraestrutura do Google.

Esta plataforma fornece um conjunto de APIs e um modelo de aplicação que permite aos programadores de software utilizarem serviços adicionais fornecidos pelo Google, como o e-mail ou armazenamento

O Aneka é uma plataforma para a implementação de aplicações de computação em nuvem baseada em .NET [16]. O Aneka fornece serviços de persistência, segurança (autorização, autenticação e auditoria), comunicação e manipulação de mensagens. Deste modo o Aneka proporciona flexibilidade e extensibilidade para fornecer vários serviços. O objetivo central do Aneka é disponibilizar um ambiente a ser implementado em infraestruturas físicas e virtuais e que permite a execução de aplicações desenvolvidos com modelos de aplicações diferentes.

bottom of page