top of page

Computação em Nuvem

Com o avanço da sociedade moderna, serviços básicos e essenciais são todos entregues de uma forma completamente transparente sendo que, alguns destes serviços, como a àgua, electricidade e gás tornaram-se fundamentais para a nossa vida do quotidiano.

As infraestruturas existentes permitem entregar tais serviços em qualquer lugar e a qualquer hora, de forma que possamos simplesmente acender a luz, abrir a torneira ou usar o fogão.

O uso destes serviços é, então, cobrado de acordo com as diferentes políticas de tarifação para o utilizador final.

Recentemente, a mesma ideia de utilidade tem sido aplicada no contexto informático  e uma mudança consistente neste sentido tem sido feita com a disseminação de Cloud Computing ou Computação em Nuvem.

A Computação em nuvem pode ser caracterizada por ser a junção da integração de poder informático e de infraestruturas de dados de modo a fornecer uma solução ágil, escalável e efectiva a nível de custo, de modo a suportar o crescente crescimento, a nível de computação, armazenamento e aplicações, que as tecnologias de informação (IT) revelam tanto a nível empresarial como para o resto da população.

A disponibilidade destes recursos traz uma série de vantagens para as organizações e utilizadores, uma vez que possíveis preocupações com instalações complexas e manutenção de infraestruturas deixam de existir, passando a ser da exclusiva responsabilidade dos provedores de serviços.

Algumas características da computação em nuvem:

Independência da Localização:

Os recursos devem ser acedidos em qualquer lugar.

Ágil:

Um utilizador pode adquirir recursos computacionais, como tempo de processamento no servidor, ou armazenamento na rede sem precisar de interacção humana com a empresa que fornece o serviço cloud.

Vasto Acesso

Os recursos são disponibilizados pela rede através de mecanismos padronizados que possibilitam o uso por plataformas tais como, dispositivos moveis (smartphones, computadores portateis).

"Pooling" de Recursos:

Os recursos computacionais do provedor são organizados em um pool para servir múltiplos utilizadores com diferentes recursos físicos e virtuais, dinamicamente atribuídos e ajustados de acordo
com a demanda dos usuários.

Escalabilidade:

Os recursos computacionais do provedor são organizados em um pool para servir múltiplos utilizadores com diferentes recursos físicos e virtuais, dinamicamente atribuídos e ajustados de acordo
com a demanda dos usuários.

bottom of page