top of page

Cadeia de processamento de vídeo

A pipeline da Netflix é implementada em instâncias EC2 do sistema AWS da Amazon, em ambiente de desenvolvimento Linux. A elasticidade da nuvem permite uma adaptação muito rápida em situações em que as necessidades de processamento são maiores, bem como a libertação de recursos que não estão em utilização em situações de menor carga

Esta instanciação e execução paralela de tarefas permite ainda a optimização dos recursos computacionais disponíveis para a empresa de acordo com a procura do serviço já que as instâncias EC2 são alocadas dinamicamente de acordo com a disponibilidade destas em tempo real.

De forma resumida, são admitidas frames originais previamente examinadas e seleccionadas em termos de qualidade e gerados os encodes de acordo com vários perfis em termos de qualidade. Estes encodes são posteriormente empacotados e distribuídos por meio de uma rede de distribuição para streaming. Durante a sessão de streaming, o cliente requisita os encodes que consegue reproduzir e alterna dinamicamente entre os diferentes níveis de qualidade de acordo com as condições da rede em termos de largura de banda e de erros de transmissão. 

bottom of page