top of page

Modelo de Negócios

 

Software como Serviço (SaaS)

O modelo de negócio SaaS permite um menor nível de custos uma vez que a aquisição de licenças de sistemas de software é dispensada aos utilizadores.

Como exemplos de SaaS podemos destacar os serviços de Customer Relationship Management (CRM) da Salesforce e o Google Docs.

SaaS tem sido desde sempre o modo dominante e mais rentável de computação em nuvem, englobando mais de 2/3 de todo o investimento em nuvens públicas, equivalente a sensivelmente 70 biliões de dólares.

Plataforma como Serviço (PaaS)

Do ponto de vista do negócio, a PaaS permite aos utilizadores usufruir de serviços de terceiros, aumentando o uso do modelo de suporte no qual estes se inscrevem para solicitações de serviços de TI ou para resolução de problemas pela web. Deste modo, é possível o melhoramento  da gestão do trabalho e das responsabilidades das equipes de TI das empresas. Como exemplos de SaaS podemos destacar as PaaS Google App Engine e Aneka .

Este é atualmente, o modelo de negócio que tem verificado um maior aumento em investimento de cerca de 30,6% face ao valor investido há 5 anos atrás, possuindo ainda um volume de negócios bastente inferior a SaaS.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

De um ponto de vista negocial, a IaaS permite um maior aproveitamento do serviço comprado uma vez que o utilizador é livre de comprar novos servidores ou equipamentos de rede.

O Amazon Elastic Cloud Computing (EC2) e o Elastic Utility Computing Architecture Linking Your Programs To Useful Systems (Eucalyptus) são exemplos de IaaS.

O investimento por parte de empresas em soluções IaaS tem vindo a aumentar de forma mais significativa que o modelo dominante SaaS, com um acréscimo em investimento de 27,0% em 5 anos, face ao acréscimo de 19,4% para SaaS. 

bottom of page